Como se sabe, é fundamental manter os dados atualizados no Cadastro Único para se manter na folha de pagamentos do Programa Bolsa Família.
No entanto, existem outras condicionalidades que muitas pessoas não dão atenção. Sendo assim, é importante ressaltar que os responsáveis por famílias com crianças de até 7 anos façam a atualização dos dados de saúde, e sem demora.
Exigências de saúde para o benefício do Bolsa Família
Esta é uma condicionalidade para todos os beneficiários do Bolsa Família e um critério determinante que pode provocar até mesmo a suspensão do pagamento do benefício.
Então, é preciso ter em mente que a atualização dos dados de saúde é uma das condições obrigatórias do programa Bolsa Família para famílias com crianças pequenas.
Desse modo, o responsável pelo benefício, geralmente a mãe ou o pai da criança, deve levá-la ao posto de saúde para realizar o acompanhamento nutricional.
Como funciona na prática?
A saber, a atualização dos dados de saúde dos beneficiários do Bolsa Família acontece nos postos de saúde municipais ou na secretaria de saúde, dependendo da cidade de residência. Esse processo ocorre semestralmente, ou seja, duas vezes por ano.
Ainda mais, cabe mencionar que não é necessário agendar uma consulta médica ou recorrer ao pronto-socorro. Assim, recomenda-se procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Então, ao apresentar um documento com foto e solicitar o acompanhamento nutricional da criança, o procedimento será realizado:
- Medição do peso da criança;
- Medição da altura da criança.
Esses dados passarão para o cadastro da família e servem para garantir que o menor está dentro do peso e altura ideal para a sua idade.
Idade das crianças do Bolsa Família
É obrigação do titular do Bolsa Família, responsável pelo grupo familiar, manter atualizados os dados de saúde de seus dependentes com até 7 anos de idade.
E mais uma vez! Saiba que o descumprimento desse prazo pode resultar no bloqueio do benefício até que a atualização seja concluída novamente.
Atualização do Cadastro Único
Falando em específico do CadÚnico, aqueles que fazem parte do Bolsa Família devem manter os dados atualizados, no mínimo, a cada 2 anos. No entanto, se houver qualquer alteração na estrutura familiar, isso deve ser comunicado de imediato.
São exemplos: alteração na renda familiar, mudança de endereço, gestante, entre outros.
Calendário do Bolsa Família de julho
Por fim, cabe pontuar que os repasses do Bolsa Família seguem sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal. Além disso, ocorrem de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.
Acompanhe a programação:
- NIS de final 1 – 18 de julho;
- NIS de final 2 – 19 de julho;
- NIS de final 3 – 22 de julho;
- NIS de final 4 – 23 de julho;
- NIS de final 5 – 24 de julho;
- NIS de final 6 – 25 de julho;
- NIS de final 7 – 26 de julho;
- NIS de final 8 – 29 de julho;
- NIS de final 9 – 30 de julho;
- NIS de final 0 – 31 de julho.