O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, apresentou, nesta terça-feira (2), o Programa Acredita a parlamentares, durante reunião com a bancada de Goiás na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
No encontro, que contou com a participação de reitores de instituições do ensino superior do estado, também houve espaço para esclarecimentos sobre a execução do Bolsa Família.
Expectativa com o Programa Acredita
O titular do MDS destacou o potencial do Programa Acredita no combate às desigualdades sociais, na redução da informalidade no mercado de trabalho e na promoção de impactos econômicos positivos.
A saber, a iniciativa cria linhas de crédito para públicos variados – dos usuários do CadÚnico, que terão acesso a microcrédito orientado a empresas de pequeno porte.
“A gente quer estimular o emprego e o empreendedorismo e, aqui, estamos acertando uma parceria para que possamos dar as mãos ao povo de Goiás, especialmente os que mais precisam. E, pelo emprego e o empreendedorismo, ajudar a crescer, a cuidar do nosso Sistema Único da Assistência Social (SUAS), mas ter também esse olhar para o crescimento”, afirmou.
O deputado goiano Adriano do Baldy considera “o momento muito importante para dar oportunidade ao brasileiro”.
A reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, avaliou que a proposta condiz com “o perfil da juventude das universidades e que pode ser um elemento de fomento à qualificação profissional”.
Primeiro passo
Vale destacar que o MDS lança, nesta quinta-feira (4), às 11h, em Fortaleza, o Programa Acredita no Primeiro Passo.
Aliás, o evento também será palco da assinatura de convênios com o Banco do Nordeste (BNB) e com o Governo do Ceará para estimular o empreendedorismo no estado.
O lançamento nacional da fase operacional do programa será feito na sede do governo estadual, no Palácio da Abolição, com a participação do ministro Wellington Dias, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.
Ainda mais, durante a cerimônia, também serão assinados 100 contratos com o Programa Acredita no Primeiro Passo, o programa de microcrédito produtivo e orientado do BNB.
Assim, serão contempladas 100 mulheres empreendedoras que receberão recursos para desenvolver as suas atividades, gerando ocupação e renda em suas comunidades.
Além disso, o BNB e o Governo do Ceará assinarão termo de adesão ao Programa Acredita, com objetivo de estimular negócios, oferecer capacitação e direcionar pessoas inscritas no CadÚnico a oportunidades de inclusão produtiva.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MDS