O Bolsa Família é um dos mais importantes programas de transferência de renda do governo federal. Como se sabe, mensalmente ocorre a liberação de um valor mínimo de R$ 600 para as famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.
No entanto, uma confirmação para a rodada de julho deixou muita gente de queixo caído. Isso porque não teremos o repasse do Auxílio-Gás, benefício que ajuda na compra do gás de cozinha.
Siga a leitura para entender todo o desenrolar da medida.
Bolsa Família sem o Auxílio-Gás
Muitos dos beneficiários do Bolsa Família foram pegos de surpresa com a pausa nos repasses do Auxílio-Gás.
Contudo, é importante esclarecer que a medida não é uma novidade e está de acordo com a lei. Isso mesmo, a lei que institui o benefício estipula que os depósitos aconteçam a cada 2 meses.
Então, como tivemos uma rodada agora em junho, o próximo repasse virá somente em agosto.
Aliás, para ficar mais fácil de você se lembrar e evitar confusões, basta memorizar que o benefício virá nos meses pares.
Inclusive, é interessante mencionar que o depósito do Auxílio-Gás, que é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, ficou em R$ 102 na última rodada, contemplando um total de 5,8 milhões de famílias.
Já o Bolsa Família, segue com os pagamentos mensais, como de costume.
Calendário dos depósitos em julho
O depósito do Bolsa Família seguirá a ordem do Número de Identificação Social (NIS) atribuído a cada família no momento da inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).
Ainda mais, o pagamento será iniciado no dia 18 de julho contemplando as famílias com NIS finalizando em 1. As liberações seguirão até o dia 31, quando serão atendidas as famílias com NIS finalizando em 0.
Vale lembrar que de imediato, na data indicada no calendário, o beneficiário já pode movimentar o saldo pelo aplicativo Caixa Tem, ou pode optar por resgatar o repasse em espécie.
Certamente não podemos deixar de ressaltar que os beneficiários do Bolsa Família que moram no Rio Grande do Sul podem acessar o dinheiro logo no primeiro dia dos depósitos, independentemente do final do NIS. Em suma, é uma medida do governo federal no sentido de ajuda emergencial para esses cidadãos que enfrentam uma dura realidade de calamidade pública.
Confira a programação completa da rodada do Bolsa Família de julho:
- NIS de final 1 – 18 de julho;
- NIS de final 2 – 19 de julho;
- NIS de final 3 – 22 de julho;
- NIS de final 4 – 23 de julho;
- NIS de final 5 – 24 de julho;
- NIS de final 6 – 25 de julho;
- NIS de final 7 – 26 de julho;
- NIS de final 8 – 29 de julho;
- NIS de final 9 – 30 de julho;
- NIS de final 0 – 31 de julho.
Para ter sempre informações sobre o pagamento do Bolsa Família, fique ligado aqui no Assistencialismo.