Nesta terça-feira, dia 9 de julho, as agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Estado de São Paulo estarão fechadas para o atendimento ao público.
A medida ocorre por conta do feriado estadual que celebra a Revolução Constitucionalista de 1932.
Quando o atendimento INSS será normalizado?
Vale destacar que as unidades do INSS vão atender normalmente nesta segunda-feira (8) e voltarão a funcionar já na quarta-feira (10).
Contudo, a qualquer momento, as pessoas podem acessar a maioria dos serviços do Instituto pelo portal ‘Meu INSS’ (tanto pelo site quanto pelo aplicativo para celular).
Lá, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial.
Ainda mais, no portal, encontra-se também a assistente virtual Helô, que orienta e tira dúvidas sobre serviços e benefícios do INSS.
Além disso, quem preferir, pode fazer os seus pedidos pela Central Telefônica 135, que funcionará normalmente no dia 9 de julho.
Nesse canal, também é possível marcar atendimento em uma agência, solicitar um serviço ou um benefício, obter orientações e tirar dúvidas.
O atendimento humano da Central 135 está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Já o atendimento eletrônico funciona 24h, todos os dias.
Avanços
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, fazem balanço dos avanços na autarquia neste último ano.
A cerimônia foi realizada na sexta-feira (5), no auditório do INSS no Setor de Autarquias Sul, em Brasília.
Atestmed, Meu INSS+, nomeação de concursados, humanização do atendimento, redução do Tempo Médio de Concessão líquido e da fila de requerimentos, e criação de salas sensoriais – feitas por meio de parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania – foram alguns dos destaques apontados pelo presidente da autarquia.
O presidente do INSS defendeu que é responsabilidade do governo cuidar dos segurados, mesmo após estarem aposentados.
“Nosso trabalho não acaba na concessão (do benefício), ele segue. Temos a obrigação de alertar sobre mudanças no atendimento, facilitar o acesso às informações e aos serviços do INSS”, explicou Stefanutto.
Já o ministro Lupi chamou atenção para a humanização do atendimento nas Agências da Previdência Social (APS).
“Esse ano vai ser o ano da humanização da Previdência, ela está mudando”, afirmou Lupi, que acrescentou: “Daremos direito a quem tem direito”.
Sobre humanização, Stefanutto afirmou que “ir para uma agência não pode ser como ir para uma coisa ruim. Ir para uma agência tem que ser algo que dê prazer ao brasileiro”.
Com informações do Instituto Nacional do Seguro Social