O Ministério das Comunicações entrega nesta segunda-feira (8), às 15h30, 7,1 mil chips de celular com pacote de dados do Programa Internet Brasil para os alunos que fazem parte de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Entrega de chips para o público do CadÚnico
Vale sinalizar que nesta etapa, a iniciativa é para os jovens inscritos no CadÚnico que estudam nas escolas públicas de Natal (RN) e região metropolitana.
Ainda mais, os chips, entregues para as secretarias de educação, têm pacote de internet móvel de 20 Gb e são recarregados mensalmente para acesso à internet.
Programa Internet Brasil
Para quem não está familiarizado, vale explicar que o Internet Brasil é uma das iniciativas do Ministério das Comunicações para levar conexão à internet e inclusão digital para famílias de baixa renda (inscritas no Cadastro Único).
Assim, o acesso à internet é através da disponibilização de chip e pacote de dados. A ideia é permitir que alunos acessem os recursos educacionais digitais em suas casas.
A saber, o estado do Rio Grande do Norte foi inserido no Programa em março de 2024, ao mesmo tempo em que Amapá, Bahia, Pará e Maranhão. O grupo possui as piores avaliações do ensino médio de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Credenciamento
Cabe pontuar que os jornalistas interessados em cobrir o evento precisam ter o credenciamento de imprensa, cuja liberação ocorreu até a última sexta-feira (5).
Serviço
- Entrega de 7,1 mil chips com pacote de dados do Programa Internet Brasil – CadÚnico;
- Data: 8 de julho (segunda-feira);
- Horário: 15h30;
- Local: Holiday Inn Natal – Avenida Senador Salgado Filho, 1.906 – Lagoa Nova – Natal – RN.
Famílias do CadÚnico no Rio Grande do Sul
A Telebras, estatal vinculada ao Ministério das Comunicações, está apoiando ações da Defensoria Pública da União (DPU) voltadas a famílias em situação de vulnerabilidade social do CadÚnico e que sofreram com as enchentes no Rio Grande do Sul.
A empresa está fornecendo antenas que dão acesso à internet via satélite durante os atendimentos.
Além disso, a DPU vai fazer uma busca ativa de pessoas de baixa renda em 90 missões, com o objetivo de oferecer auxílio jurídico e extrajurídico com foco na otimização de serviços e de alocação de recursos financeiros públicos.
A “Caravana de Direitos na Reconstrução do Rio Grande do Sul” vai atender moradores de 111 municípios do Estado, onde se concentram o maior número de pessoas em vulnerabilidade e que precisam de algum tipo de assistência.
“O acesso à internet em locais onde a conectividade foi afetada é de fundamental importância para restabelecer não só a comunicação entre as pessoas, mas também para garantir os direitos dos cidadãos e facilitar acesso aos serviços públicos. Por isso, estamos apoiando todas as ações nesse sentido. Esse trabalho da Defensoria Pública da União é muito importante e conta com nosso total apoio”, afirmou o ministro Juscelino, que comanda a pasta das Comunicações.
Com informações do Ministério das Comunicações