Em mais uma ação de apoio ao Rio Grande do Sul, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) articula parceiros para ofertar empregos a inscritos no Cadastro Único.
A ação faz parte do projeto “Reconstruindo o Futuro RS”, que convida empresas e integra vagas em diversas áreas do estado gaúcho para ajudar profissionais a recomeçarem suas vidas.
Oportunidade de emprego para o público do Cadastro Único
Vale destacar que a campanha, lançada pelo site Infojobs e pelo Grupo Carrefour Brasil, está em funcionamento há cerca de um mês e tem resultado em benefícios na região.
“A medida é importante na perspectiva de geração de empregos para as pessoas do Cadastro Único e na ajuda de reconstrução do Rio Grande do Sul”, avalia Saumíneo Nascimento, diretor do Departamento de Apoio à Inserção no Trabalho da Secretaria de Inclusão Socioeconômica do MDS.
A saber, o envolvimento do MDS é com a articulação dos diversos parceiros que podem ofertar empregos para pessoas que estão inscritas no Cadastro Único.
“Muitas pessoas conseguiram se empregar por meio destas empresas parceiras, a exemplo do Carrefour, que já contratou em todo o país mais de 21 mil pessoas oriundas do CadÚnico”, reforça o diretor.
Adesão à campanha
Outras empresas nacionais ou locais podem aderir à campanha em prol da empregabilidade no estado.
“O objetivo é recolocar o maior número de pessoas que tiveram os seus empregos afetados, ou que já buscavam uma recolocação. Seja em uma empresa grande ou pequena, nossa missão é empregar essas pessoas do Cadastro Único para que elas possam reconstruir seus futuros”, defende a CEO do Infojobs, Ana Paula Prado.
“Com a intensificação de vagas e contratações por todo o estado em nossas lojas do Carrefour, Atacadão e Sam’s Club, vamos ajudar essas pessoas a sonharem novamente”, comenta o diretor de Recursos Humanos do Grupo Carrefour, Kiko Campos.
Aliás, no dia 23 de julho, às 11 horas, os organizadores da campanha farão uma live, no Youtube, para explicar às empresas interessadas os detalhes sobre a iniciativa e como elas podem aderir.
O encontro virtual também será um espaço para o compartilhamento de dicas e apoio aos profissionais.
Mais informações e detalhes sobre as vagas você encontra neste site.
Profissionalização
Cabe destacar outra iniciativa voltada aos inscritos no Cadastro Único.
A parceria firmada entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE) para formar novos profissionais no mercado de tecnologias vai beneficiar o público do Cadastro Único.
Na última sexta-feira (5), em Fortaleza (CE), foi realizado evento de lançamento da iniciativa, o programa EmbarcaTech – Residência Tecnológica em Sistemas Embarcados.
No ato, o MDS esteve representado pela secretária de Renda de Cidadania, Eliane Aquino, e pelo secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton.
As pastas coordenam ações de transferência de renda para pessoas em vulnerabilidade e de promoção a iniciativas de inserção no mercado de trabalho, respectivamente.
“O EmbarcaTech é um programa de qualidade para a nossa juventude. O que nós queremos é exatamente isso, que cada vez mais as oportunidades sejam geradas para esse público, que tanto precisa de políticas como essa para entrar no mercado de trabalho”, destacou a secretária Eliane Aquino.
A parceria entra no escopo do Programa Acredita no Primeiro Passo, coordenado pelo MDS.
“Um dos focos principais do Programa Acredita é exatamente a capacitação visando o emprego e o empreendedorismo. Junto com o Instituto Federal do Ceará, estamos fazendo justamente essa revolução, por meio dessa parceria”, pontuou o secretário Luiz Carlos Everton.
Em suma, o Acredita no Primeiro Passo tem o objetivo de impulsionar o empreendedorismo no Brasil, especialmente entre os beneficiários do Cadastro Único. O Programa oferece microcrédito com taxas de juros acessíveis, prazo adequado, assistência técnica e capacitação para quem deseja iniciar ou expandir os seus negócios.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MDS