A Polícia Federal (PF) realiza nesta quarta-feira (10), uma ação contra um grupo criminoso especializado em fraudar programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, em cinco estados.
Dessa forma, a operação, batizada com o nome de ‘Falso Egídio’, cumpre 11 mandados de prisão temporária e 16 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Amazonas, em Mato Grosso do Sul e no Piauí.
Desvio de recursos do Bolsa Família
O volume no orçamento desviado do Bolsa Família é impactante. Afinal, estima-se que o grupo furtou R$ 10 milhões, com a ajuda de um servidor e duas funcionárias terceirizadas da Caixa Econômica Federal, banco responsável pelo pagamento dos benefícios.
A saber, os empregados da instituição recebiam propina para liberar o acesso dos criminosos ao aplicativo Caixa Tem.
Modo de operação
Em resumo, o grupo criminoso abria diversas contas bancárias em nome de moradores de rua, sem que as vítimas soubessem do uso indevido de sua identidade.
Ainda mais, os fraudadores também se apropriavam das contas digitais dessas pessoas, por meio do app Caixa Tem, e desviavam os valores recebidos de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, para as contas abertas de forma fraudulenta.
Em seguida, os valores eram redistribuídos para os integrantes da associação criminosa, de acordo com a Polícia Federal.
Cabe mencionar que os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói, no Rio de Janeiro, e as investigações contaram com o apoio da Caixa Econômica.
Rodada do Bolsa Família de julho
Para concluir, cabe mencionar que o próximo pagamento do Programa Bolsa Família está confirmado e a programação foi divulgada pela CAIXA.
Assim, os depósitos terão início no dia 18 de julho, ou seja, já chegam na próxima semana.
Além disso, como habitual, o escalonamento acontece de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
A exceção fica para os beneficiários de localidades com situação de calamidade pública decretada, tal como o Rio Grande do Sul (RS).
Neste caso, as famílias podem resgatar o valor a que têm direito logo no primeiro dia do calendário.
Acompanhe a programação:
- NIS de final 1 – 18 de julho;
- NIS de final 2 – 19 de julho;
- NIS de final 3 – 22 de julho;
- NIS de final 4 – 23 de julho;
- NIS de final 5 – 24 de julho;
- NIS de final 6 – 25 de julho;
- NIS de final 7 – 26 de julho;
- NIS de final 8 – 29 de julho;
- NIS de final 9 – 30 de julho;
- NIS de final 0 – 31 de julho.
Com informações da Agência Brasil