A Caixa Econômica Federal, instituição financeira estatal brasileira, emitiu um novo comunicado na última quarta-feira (18) para alertar os beneficiários do Programa Bolsa Família sobre os crescentes golpes e fraudes relacionados ao programa social. Desde agosto, milhares de brasileiros têm sido vítimas dessas atividades criminosas disseminadas principalmente por meio de redes sociais, mensagens de texto (SMS) e aplicativos de mensagens como o WhatsApp.
Modus operandi dos golpistas
Os golpistas têm empregado táticas enganosas, enviando links maliciosos que, quando acessados, podem roubar dados pessoais e financeiros dos destinatários. Essas mensagens fraudulentas geralmente contêm informações falsas e sensacionalistas, visando atrair a atenção das vítimas com supostas “oportunidades imperdíveis”.
A Caixa enfatizou que nunca envia links diretamente para seus clientes e que os e-mails oficiais são enviados apenas para endereços cadastrados pelo titular, após a devida autorização durante a instalação do aplicativo do banco.
Principais cuidados a serem tomados
Para evitar cair nessas armadilhas, a Caixa Econômica Federal aconselha os cidadãos a adotarem as seguintes medidas de segurança:
Não fornecer dados pessoais ou senhas
Em hipótese alguma, os beneficiários devem fornecer senhas, dados pessoais ou informações de acesso em sites ou aplicativos desconhecidos ou suspeitos. Além disso, é fundamental nunca compartilhar links dos aplicativos oficiais do banco com terceiros.
Desconfiar de mensagens sensacionalistas
É essencial manter um olhar crítico sobre mensagens que prometem “oportunidades imperdíveis” ou que tenham um tom sensacionalista. Essas táticas geralmente são utilizadas por golpistas para atrair a atenção das vítimas.
Não clicar em links recebidos por SMS ou WhatsApp
A Caixa alerta que links recebidos por SMS ou WhatsApp podem conter programas espiões (malwares) que se instalam silenciosamente no dispositivo, roubando dados de navegação e informações pessoais.
Senhas e assinaturas digitais nunca são pedidas na mesma tela
Como medida de segurança adicional, a Caixa Econômica Federal nunca solicita senhas e assinaturas eletrônicas na mesma página ou durante a mesma transação.
Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis
É fundamental lembrar que senhas e cartões bancários são pessoais e intransferíveis, portanto, nunca devem ser fornecidos a terceiros, independentemente das circunstâncias.
Monitoramento de transações e serviços
O banco informou que monitora continuamente as transações e serviços realizados pelos clientes, a fim de identificar casos suspeitos e evitar fraudes.
O que fazer em caso de golpe
A Caixa aconselha que o beneficiário entre em contato imediato com a agência bancária mais próxima ou ligue para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) através do número 0800 726 0101 em caso de suspeita de fraude ou desvio de dinheiro.
Práticas oficiais da Caixa Econômica Federal
A instituição financeira reforçou algumas de suas práticas oficiais, visando esclarecer os clientes e evitar confusões:
- A Caixa nunca solicita senhas por telefone.
- O banco não recolhe cartões, mesmo que estejam cancelados ou com defeito.
- Não são solicitados depósitos em contas bancárias pessoais.
- A Caixa não fornece links para atualização de contas ou desbloqueio.
O cliente deve entrar em contato com o SAC da Caixa para bloquear o acesso ao Internet Banking caso o dispositivo seja perdido ou furtado. Ao utilizar serviços por telefone, é importante certificar-se de que os números de contato sejam oficiais da Caixa.
Serviço de atendimento 24 horas
O Atendimento ao Cliente (SAC) da Caixa Econômica Federal opera ininterruptamente, todos os dias da semana, para assegurar a proteção dos usuários e prevenir fraudes relacionadas ao Programa Bolsa Família e demais serviços financeiros disponibilizados pela instituição.
Tipos de golpes aplicados em clientes da Caixa
Além do alerta emitido na quarta-feira (18), a Caixa Econômica Federal também divulgou um comunicado na terça-feira (17) sobre os golpes relacionados ao Programa Bolsa Família, que estão sendo disseminados por redes sociais, SMS e WhatsApp. O banco reiterou que não envia links diretamente para os clientes e que os e-mails oficiais são enviados apenas com a devida autorização do titular.